Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Como (e quando) mandar o currículo pelo correio

Inclua uma carta manuscrita e assinada com sua apresentação, sugere especialista

Rachel Sciré |

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia, há processos seletivos em que o envio do currículo deve acontecer por correspondência. Nesses casos, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes para não comprometer a análise do recrutador. Cida Bucater, sócia da Consultoria e Treinamento Bucater & Associados, apresenta algumas sugestões para os candidatos que precisam enviar o material pelos Correios.

Destinatário
Em certos casos, é preciso identificar o assunto da carta já no envelope. Fique atento às indicações de inscrição para saber se é necessário escrever o código da vaga ou o cargo pretendido junto ao destinatário. Quando não se tratar de nenhuma oportunidade específica, encaminhe sempre ao setor de Recursos Humanos, ensina Cida.

Carta de apresentação
È fundamental enviar uma carta de apresentação, que deve ser sucinta (não mais do que dez linhas), uma vez que o currículo com maiores informações está à mão, afirma a consultora. O texto deve estar endereçado ao responsável pela setor de RH. Sempre deve ter um texto específico para a vaga buscada. Erros de português são imperdoáveis, tanto ali, quanto no currículo. Além disso, Cida recomenda que a carta seja datada, manuscrita e contenha a assinatura do profissional no final da página.

Portfolio
Para quem precisa mandar alguns exemplos do trabalho realizado junto com o currículo, a consultora explica a importância de escolher conteúdos que se relacionem com a vaga pleiteada. Isso pode ajudar a despertar o interesse do selecionador, diz. O mais adequado é enviar apenas material que não seja necessário pedir de volta.

Layout
Um currículo deve chamar a atenção de forma elegante e sutil. Nada impede de escolher um papel bonito, mas cores extravagantes, ilustrações ou frases de efeito são proibidas, fala. O ideal é usar tipografia no tamanho 12 e aproveitar os recursos de negrito ou itálico para destacar os itens com elegância. E lembre-se: não envie fotos, a não ser que seja solicitado.

Leia mais
Como enviar seu currículo por email
Especial: aprenda a montar seu currículo

Leia tudo sobre: currículosig empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG