Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Como desenvolver a resiliência

Dicas para se adaptar às mudanças no ambiente de trabalho

Andreza Emília Marino |

Segundo o professor de psicopatologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Haim Grunspun, um terço da população do mundo tem traços de resiliência. Para essas pessoas, trata-se de algo inato.

Para os demais, é possível desenvolver a capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente? Confira algumas ações que servem para treinar a resiliência:

¿ Identifique o que causa estresse ¿ Anote as experiências negativas e as positivas. Em pouco tempo, você será capaz de identificar as principais situações estressantes de sua vida. Quando se sabe quem é o inimigo, fica mais fácil lutar.

¿ Reestruture as prioridades ¿ Quando não é possível eliminar o fator estressante, passe a priorizar as atividades que dão prazer.

¿ Dose as emoções ¿ Ajuste a reação emocional ao estresse e tente usar saídas bem-humoradas sempre que possível. Elas amenizam a raiva e ainda o transformam numa pessoa espirituosa.

¿ Use técnicas de relaxamento ¿ Respirar fundo aumenta a oxigenação do cérebro e reduz os batimentos cardíacos. Inspire e expire lenta e profundamente pelo nariz, enquanto conta até dez. Repita o exercício sentir-se aliviado.

¿ Peça ajuda ¿ E aceite-a. A maioria dos resilientes possui muitos amigos. A chance de dar conta de um problema é bem maior quando você se sente apoiado.

Leia também
Resiliência: habilidade que conta pontos

Leia mais sobre: habilidades

Assine o RSS

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG