Geração de emprego no Estado dobrou em relação ao ano passado

São Paulo ¿ O boletim de outubro do Observatório do Emprego e do Trabalho , da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), aponta que o número de vagas formais de trabalho criadas no Estado, pelo comércio, aumentou 78% em relação a setembro deste ano. O emprego na indústria de transformação continua em expansão, assim como nos meses anteriores.

Em outubro, o comércio apresentou saldo positivo de 20.611 postos formais de trabalho, ante 11.582 em setembro (aumento de 78%). Foi o setor com o segundo melhor desempenho - o primeiro foi a indústria de transformação (+20.888).

Comércio - Também no comércio registrou-se a ocupação com maior crescimento em outubro: operador do comércio em lojas e mercados (+9.002 vagas).

O número de vagas criadas pela indústria de transformação (+20.888) ficou próximo ao contabilizado em setembro (20 mil). A segunda ocupação que teve maior expansão está ligada à indústria: alimentador de linha de produção (+7.747 vagas).

Os setores Atividades Administrativas e Serviços Complementares e Construção registraram saldos positivos de 9.151 e 4.077 vagas, respectivamente.

Duas atividades apresentaram saldo negativo: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura (-2.521) e Artes, Cultura, Esporte e Recreação (-565). Nos demais 20 setores houve expansão. 

Leia mais sobre salários

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.