Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

CEOs apontam competências exigidas em profissionais

Presidentes valorizam criatividade, inovação e espírito colaborativo, aponta pesquisa

Redação iG Empregos |

São Paulo - Cerca de 90% dos gestores brasileiros consideram como as quatro competências mais importantes em um profissional o espírito colaborativo (97%), a criatividade e a inovação (95%). É o que revela a 4ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros, divulgada no início de setembro, coordenada pela PricewaterhouseCoopers.

Foram ouvidos mais de 100 CEOs (do inglês Chief Executive Officer) do país para saber quais são as suas expectativas nos próximos dois anos. Em terceiro lugar aparece, empatados, a capacidade de desenvolver e liderar pessoas (94%) e de antecipar e gerir riscos. Ainda de acordo com a pesquisa, dominar mais de um idioma e ter experiência internacional são atributos considerados em falta no mercado corporativo brasileiro.

O estudo mostrou ainda que a crescente preocupação com questões intangíveis, a exemplo das oscilações do mercado financeiro, acaba afetando diretamente o desempenho das empresas. Levando os líderes a valorizar, cada vez mais, o capital humano.

A maioria dos CEOs entrevistados concorda que a gestão dos profissionais de suas empresas é uma prioridade estratégica. Não surpreende que este esteja entre os itens prioritários, especialmente considerando a realidade e as limitações de nosso sistema educacional e de formação profissional, diz Fernando Alves, presidente da PricewaterhouseCoopers  Brasil.

A pesquisa faz parte de um trabalho mais amplo realizado mundialmente, o 11º Annual Global CEO Survey, onde foram entrevistados 1.150 CEOs de 50 países, entre setembro e novembro de 2007. Todos à frente de empresas com, no mínimo, 100 funcionários e faturamento superior a U$ 500 milhões.

 

Leia tudo sobre: ig empregos carreiranotícias

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG