Cinco modalidades são oferecidas

São Paulo ¿ A Embaixada do Canadá informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2009/2010 dos programas de bolsa de estudo do Governo do Canadá, administrados pelo Conselho Internacional de Estudos Canadenses (ICCS/CIEC).

Os programas destinam-se a todas as áreas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos estudos canadenses.

Há cinco modalidades de bolsas, descritas a seguir. O prazo para submissão de candidaturas aos três primeiros programas encerra-se em 14 de novembro e para os dois últimos, em 24 de novembro.

Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses - Visa apóia professores universitários ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.

Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses - Tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá, por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina. 

Para ambos os programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (no máximo 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal de 900 dólares canadenses, para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas.

Bolsa para Pesquisa de Doutorado ¿ Sua finalidade é promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e o desenvolvimento dos  estudos canadenses, por meio do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses.

A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (no máximo 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e prevê uma subvenção mensal de 1.200 dólares canadenses para despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de 300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

Bolsa Canadá - América Latina - Caribe ¿ Dirigida a pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos, contribuindo, assim, para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região.

Redes Internacionais de Pesquisa - Favorece a colaboração internacional e o apoio financeiro a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.

Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá. o dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês e apresentado em cinco vias.

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sites da Embaixada do Canadá no Brasil ou do Conselho Internacional de Estudos Canadenses .

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
SES - Quadra 803  Lote 16
70410-900 Brasília, DF


Leia também:
Os desafios de fazer carreira no exterior

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.