Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Aviação deve abrir 10 mil novos postos até 2020

Aumento de contratações vai atender crescimento de 20% do setor

Andrea Giardino |

Com perspectivas de crescer 20% na América Latina nas próximas duas décadas, o setor de aviação prevê a abertura de 10 mil novos vagas no período. De acordo com Salmeron Pinto Cardoso Júnior, diretor-presidente do Centro Educacional de Aviação do Brasil (CEAB), o aumento das contratações visa atender a ampliação do número de aeronaves, que deve chegar a um total de 200 unidades.

Um avião de médio porte precisa de 40 a 60 comissários para funcionar, afirma Cardoso Júnior. Entretanto, em sua opinião, as oportunidades de trabalho serão ainda maiores do que estava previsto. Primeiro por causa da estagnação da aviação em regiões como os Estados Unidos e a Europa, trazendo para a região operações de companhias aéreas internacionais. Depois porque os países emergentes estão com as economias aquecidas, ampliando a demanda por aviões, reflexo das viagens de turismo e também de negócios. 

A criação de companhias exclusivamente locais, como a Azul - empresa do empresário norte-americano David Neeleman, que recebeu em junho deste ano a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de se constituir juridicamente -, também favorece tal crescimento.

Cardoso Júnior cita ainda o exemplo da TAM, que atualmente possui frota de 100 aeronaves e já apresentou planos de adquirir mais 36. Ao considerarmos todas as empresas de aviação em atividade, esse número passará de 200, explica.
Para evitar um gap de profissionais especializados diante de um mercado promissor, o CEAB vem realizando mini-seminários. Queremos atrair futuros talentos, afirma o presidente do Centro Educacional.

O último workshop foi realizado no início de agosto, destinado a um público de 18 a 30 anos. Nele, os 60 participantes conheceram um pouco mais sobre a profissão de comissário de vôo e a realidade atual do mercado de trabalho. Os encontros acontecem bimestralmente e são gratuitos. O CEAB é uma das mais tradicionais escolas de formação de profissionais na área de avião comercial civil, oferecendo não só cursos de curta de duração como de graduação.

Mais informações no site : www.ceabbrasil.com.br

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG