teambuilding ajudam empresas a fortalecer equipes - Carreiras - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Atividades de teambuilding ajudam empresas a fortalecer equipes

Reuniões de integração são comuns em meio aos projetos, com o objetivo de alinhar os interesses da companhia à rotina dos funcionários

Rachel Sciré |

O trabalho em equipe é uma atividade desenvolvida por todos desde o período escolar. Mesmo assim, não é raro as empresas  registrarem situações em que os resultados são comprometidos pela falta de cooperação entre os funcionários. Quando isso acontece, os gestores acabam recorrendo a uma prática bastante conhecida no mundo corporativo, o teambuilding.

Trata-se de uma dinâmica de grupo que representa situações do dia-a-dia e permite tanto o trabalho em conjunto quanto o reforço dos conceitos-chave ou estratégias da companhia para os empregados. É uma forma de melhorar a performance de cada um na busca por melhores resultados para a empresa, explica José Antonio Fare, vice-presidente de políticas corporativas institucionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

A analogia entre os desafios enfrentados e a realidade das organizações prepara os participantes para atuar de maneira mais eficaz, diz Renato Chvindelman, diretor de novos negócios da Arena Marketing Group. A empresa utiliza o esporte como modelo para seus vários programas de treinamento, que incluem desde caminhadas em trilhas até a simulação do ambiente de uma escola de samba, com direito à bateria e samba-enredo.

Algumas empresas preferem realizar as atividades em meio aos eventos ou convenções, mas, em muitos casos, o teambuilding é aplicado de maneira isolada, segundo afirmam os especialistas. De acordo com a psicóloga Marisa Cavichioli, sócia da Relacional, consultoria de recursos humanos e relações do trabalho, a demanda pelos treinamentos surge, em geral, a partir de diagnósticos da diretoria, em meio à realização dos projetos.

Diante de falhas de entendimento entre as equipes ou o comprometimento dos resultados, as empresas buscam saídas imediatas para corrigir os processos. O teambuilding ajuda os profissionais a buscar soluções e fortalecer o grupo para o cumprimento das tarefas, conta Marisa.

Aplicação ¿ Como se trata de uma atividade proposta pela empresa, os funcionários não têm muita escolha. Não é uma imposição, mas eles acabam não tendo a opção de não participar, diz Chvindelman. Quando as pessoas resistem em realizar o treinamento, fica claro desde já onde está o problema, completa Marisa.

De acordo com os especialistas, as atividades variam com as necessidades de cada empresa. Os temas trabalhados durante as dinâmicas e sua duração estão relacionados com a disponibilidade de horários. Da mesma forma, os resultados são específicos em cada caso.

A Femsa, empresa que comercializa marcas como Coca-Cola e Heineken, adota o teambuilding desde 2003, quando começou a operar no Brasil. Ricardo Schiller, gerente de treinamento e desenvolvimento organizacional da companhia, destaca o aumento de produtividade individual imediata como um dos grandes resultados da atividade.  Também observamos uma maior integração entre hierarquias ou áreas, além do aumento da disposição colaborativa depois do treinamento, diz.

Marisa explica que a tomada de consciência é o que permite identificar ganhos como os apresentados por Schiller: As pessoas passam a entender melhor o contexto do trabalho e se comprometem a mudar, diz a psicóloga. Já Fares, da ABRH, atenta para outro aspecto do teambuilding. É uma prática que leva a descoberta de novos talentos dentro das organizações.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG