Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Aproveite a dinâmica de grupo para mostrar quem você é

Encarar todos os jogos e brincadeiras sem problemas é uma forma de revelar seus pontos fortes

Rachel Sciré |

A maioria dos processos seletivos realiza dinâmicas de grupo para escolher os candidatos. Quem nunca participou desse tipo de atividade, no entanto, pode estranhar algumas das ações propostas. Se esse é o seu caso, fique atento. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de avaliar a personalidade da pessoa, afirma Rosa Pizcioneri, sócia Só Talentos, empresa de seleção e desenvolvimento de pessoas.

A consultora afirma que não é preciso ter medo. O importante é saber participar, mostrar suas habilidades e como trabalha em grupo para que o RH da companhia consiga enxergar seu potencial para a vaga, explica.

Em geral, as dinâmicas começam com a apresentação de cada um dos participantes. O número de pessoas varia de acordo com o tamanho do processo seletivo, mas, segundo Rosa, nunca deve ser muito grande, para promover a interação entre os candidatos.

Depois da apresentação, a psicóloga que comanda o grupo propõe algumas atividades estratégicas que permitam olhar competências como capacidade de comunicação, energia para realizar o trabalho e foco nos resultados. Não existe uma receita pronta, diz. O que vale é o que a empresa está procurando.

Formato - Rosa afirma que as dinâmicas são montadas de diversas maneiras, a partir da área que está selecionando e do perfil buscado entre os candidatos. Os profissionais de controladoria, por exemplo, costumam ser mais tímidos, falam menos, mas têm raciocínio lógico, diz. Por isso, precisamos pensar em atividades que lhes permitam demonstrar sua capacidade.

As dinâmicas costumam ter quatro horas de duração, tempo que, de acordo com a consultora, deve ser aproveitado pelo candidato para se expor. O ideal é ir disposto a fazer tudo o que for proposto, sugere. Só evite fingir ser uma pessoa que você não é, aconselha ela. A mentira pode ser notada pelos psicólogos ou até resultar na indicação do candidato para uma vaga diferente de seu perfil.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG