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Aprenda a se comunicar nas redes sociais

Dicas do especialista Renato Grinberg para profissionais e gestores

iG São Paulo |

São Paulo ¿ As redes sociais como o Facebook, Orkut e Twitter podem expor na Internet a vida pessoal e profissional. Se, por um lado, esse fato pode ser benéfico, caso as informações sejam bem gerenciadas, por outro, existe o potencial de gerar graves conseqüências, inclusive no ambiente profissional.

Por isso, é preciso ter sempre em mente que as informações disponibilizadas na internet estão em um espaço público, que pode ser acessado por qualquer pessoa, inclusive pelo seu chefe.

Renato Grinberg, diretor geral do portal Trabalhando e especialista em carreiras, não acredita que uma empresa deva dispensar um funcionário apenas pelo fato de discordar de alguma de suas ações.

Mas, ressalta ele, desabafos em ambientes virtuais sobre a companhia onde trabalha ou aos seus parceiros, denegrindo a imagem de ambos, podem gerar demissão por justa causa. Segundo ele, o procedimento está de acordo com a lei brasileira, desde que o colaborador tenha infringido regras apresentadas anteriormente ou que a empresa comprove que determinada atitude tenha sido prejudicial.

Confira as dicas do especialista:
 
Para os profissionais
1) Avalie o peso da sua opinião e possíveis consequências que possam ser geradas, principalmente se ocupa um cargo gerencial ou de confiança
2) Tenha em mente que o mundo inteiro pode ter acesso ao que escreve e que sua imagem está em jogo
3) Cuidado com a divulgação de questões internas da empresa, mesmo que pareçam simples, no seu julgamento. Muitas vezes, estamos tão imersos em uma realidade que não damos conta de como um pequeno detalhe pode revelar muitas coisas
4) Evite falar mal de concorrentes, pois essa é uma prática considerada antiética
5) Tenha uma conversa com seus superiores sobre o que pode ou não ser divulgado na internet. Nada melhor do que ter o aval da companhia para evitar possíveis problemas por falta de alinhamento
 
Para os gestores de empresas ou líderes
1) Reconheça que a presença das mídias sociais na rotina da maioria dos funcionários é uma realidade
2) Estabeleça um código de conduta explicativo quanto às informações que podem ser ou não divulgadas
3) Oriente a equipe quanto aos cuidados a serem tomados, pois os funcionários devem entender que carregam consigo a imagem corporativa
4) Esteja sempre aberto para dúvidas relacionadas a esse tema e não trate o assunto como um tabu, algo que não pode ser discutido na empresa

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