Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Ano-novo: hora de fazer um balanço na carreira

Confira as dicas de especialista para aproveitar o período e traçar um novo plano de metas para 2009

Andrea Giardino |

Mais um ano se passou e um novo ciclo está por vir. Antes de olhar em frente é importante fazer um balanço na carreira. Ponderar se está satisfeito com sua trajetória profissional e onde quer estar nos próximos anos. Este é o momento ideal para o profissional refletir se está no caminho certo, avalia Julio Cardozo, consultor de gestão e carreira.

Que tal aproveitar o finzinho de 2008 para começar a descobrir a hora certa de avançar, desistir ou mudar de área?  Antes de tudo, ele recomenda fazer uma análise sobre os objetivos de curto, médio e longo prazo. Enxergar o quanto se sente preparado para chegar lá, o que pode estar faltando e mensurar que competências precisa desenvolver para atingir sua meta.

Não adianta deixar para a empresa a responsabilidade de tomar decisões sobre a sua carreira, diz Cardozo. Lembre-se que você é o Chief Executive Officer (CEO) da sua vida e seu crescimento só depende de você. Para tanto, é imprescindível descobrir se quando não está no caminho certo, o que pode ser feito.

Virando o jogo ¿ Definir um plano de ação é o passo seguinte, afirma Cardozo. Pesquise, pondere, analise, converse com pessoas que estão na condição que você almeja, afirma Mas nada que não possa ser revisto, alerta o consultor. Sempre que possível, observe suas conquistas e veja se há novas oportunidades despontando no horizonte.

Caso o profissional descubra que está acomodado no emprego, vale a pena pensar na possibilidade de mudar de empresa. É claro que em meio à crise, as coisas tornam-se mais complicadas, diz. Mas cedo ou tarde, porém, ele pode ser demitido e aí fica mais difícil correr atrás do tempo perdido. A zona de conforto é perigosa.    


 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG