Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Análise de currículo: profissional da área de logística

Erros de gramática dão a impressão de desleixo, diz consultora

Maria Carolina Nomura, iG São Paulo |

O currículo de um internauta de 29 anos da área de logística e administração foi o escolhido para ser analisado pelos consultores convidados pelo iG Empregos.

Segundo Adriana Néglia, consultora Career Center, consultoria especializada em gestão estratégica de carreiras e recursos humanos, um dos principais problemas do documento é a falta de um objetivo profissional claro.

Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, empresa que recruta e seleciona executivos para cargos de gerência e diretoria de empresas de grande porte, acrescenta que como o profissional é jovem e a experiência ainda não é extensa, ficaria mais claro, se as atividades ou atribuições estiverem diretamente ligadas à empresa empregadora. 

O essencial de um currículo, é que ele siga um padrão. Com datas, descrição das atividades, área de atuação, afirma Jacqueline. 

Para Jose Belizário, gerente de Recursos Humanos do Grupo Columbia, que atua no setor de logística, a chance de Contratação para Assistente de Transportes é de 80% e para Assistente de Recebimento ou Expedição é de 40%, devido o tempo que está fora da atuação e não possui cursos de atualização.

Em Experiência Profissional, ele deve substituir para resumo de qualificações, especificar mais quais áreas realizou as atividades. Por exemplo, na área de Transportes, atuei fazendo recebimento, expedição e devolução, explica Belizário.

Currículo enviado pelo internauta

Clique aqui  para ver as observações que Adriana fez no documento.

Confira a análise detalhada feita por Adriana Néglia:

* Formatação ¿ O currículo é a apresentação da imagem profissional. Logo no início, há dados com letra maiúscula e dados com letra minúscula, além disso, faltam alguns acentos e existem alguns erros de português. Isso da a sensação de relaxo e de que o profissional não revisou sua digitação. Tente deixar tudo formatado.

* Dados Pessoais ¿ Faltou colocar o e-mail, dado muito importante hoje em dia para contatos.

* Objetivo ¿ Está muito aberto e isso poderá passar a impressão de falta de foco e de não saber o que quer de sua carreira. Você deverá decidir se o seu objetivo é a área Administrativa Financeira ou a de Logística. Embora tenha trabalhado em ambas, deve se identificar mais com uma ou com outra.

* Dados Profissionais e Experiência Profissional:

- Poderia unir os dois como Histórico Profissional
- As empresa devem ter um pequeno descritivo abaixo de seu nome, com dados como nacionalidade, segmento de atuação, número de colaboradores e faturamento anual.
- O período deverá estar ao lado do nome da empresa à direita ou logo após a descrição da empresa.
- Usar os dados colocados dentro do tópico Experiência Profissional como suas Principais Atribuições dentro de cada uma das empresas.

* Formação Acadêmica
Importante colocar o ano de conclusão da faculdade.

Mande seu currículo - Se você quer ter o currículo analisado por especialistas em carreiras, mande o documento para canal_empregos@ig.com.br. A sua identidade será preservada.

Em virtude do grande número de currículos recebidos, nem todos são analisados. Procuramos selecionar currículos cuja análise possa servir de exemplo também a outros profissionais.

Leia também:
- Especial: Análise de currículo
- Especial: Monte seu currículo
- Especial: Como enviar seu currículo

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Leia tudo sobre: currículosig empregosig empregos notícias

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG