Tamanho do texto

O foco do evento são as pessoas com deficiência visual

São Paulo ¿ A Fundação Dorina Nowill e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) realizam amanhã (21), às 9 horas, o VI Encontro de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Visual: Reflexão e Prática, no Teatro Ciee (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo).

O evento propiciará reflexões sobre as questões de empregabilidade para as pessoas com deficiência visual, identificando alternativas para a inclusão social.

Palestrantes ¿ Entre os palestrantes estão Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do Ciee, e Alfredo Weiszflog, diretor-presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Eles mostrarão as perspectivas para os profissionais com deficiência no século XXI. Integrante do Espaço Cidadania e Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Carlos Clemente abordará em sua palestra os desafios e soluções para a inclusão profissional.

Prestes a completar 19 anos, a Lei 8.213, criada em 1991 e regulamentada por decreto em 1999, e mais conhecida como Lei de Cotas é um marco divisor no esforço de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Ao tornar obrigatória, para empresas com mais de cem funcionários, a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência, antes marginalizadas nos processos de recrutamento e seleção, essa lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social.

Nova filosofia ¿ Nessa edição do Encontro de Emprebabilidade, haverá palestras de empresas como CCR - Via Oeste, Grupo Pão de Açúcar e Deloitte que exporão suas práticas de contratação de deficientes com uma nova filosofia: a de incluir o deficiente aproveitando o seu potencial e não apenas para cumprir a lei de cotas.

Serão levantados aspectos como acessibilidade, tecnologia, capacitação e crescimento profissional, bem como a exposição de produtos acessíveis para a pessoa com deficiência visual.

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo no Estado são mais de 112 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

As inscrições são gratuitas e obrigatórias e devem ser feitas no site do Ciee .

Leia também:
- Especial: Pessoas com deficiência

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.