Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Abrir sua própria empresa ainda é um bom negócio

Futuros empreendedores devem ter plano de negócios bem estruturado para sobreviver a sobressaltos da crise, afirma especialista.

Isis Coelho |

Montar um negócio próprio continua sendo o principal caminho dos brasileiros que decidem dar uma reviravolta na carreira ou apostar as últimas fichas quando estão fora do mercado. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estudo independente que mede a taxa de empreendedorismo no mundo, mostram que há cerca de 15 milhões de empreendedores no País, o equivalente a 12,72% da população adulta.

No entanto, a crise de crédito que assola a economia norte-americana começa a afetar o Brasil e ameaça atrapalhar os planos de crescimento dos pequenos e médios empresários. No curto prazo, a turbulência do mercado vai impactar diretamente na disponibilidade de capital e dificultar a criação de novos negócios, explica David Kallás, coordenador de cursos executivos do Ibmec São Paulo.

Ele acredita que o brasileiro, por ser mais flexível, possui maior facilidade para lidar com períodos de adversidade. Há 15 anos, o País convivia com uma inflação de 100% ao mês e isso não parou a vida das pessoas, lembra o professor.

Mesmo assim, o momento pede cautela e maior planejamento. Para conseguir crédito, os novos empreendedores devem elaborar um plano de negócios bem mais fundamentado. Os donos do capital estão buscando investimentos de menor risco, explica Kallás.

Segundo o professor, aqueles que já estão com o negócio aberto devem formar o que ele chama de colchão de capital. Os pequenos e médios empresários devem olhar o fluxo de caixa com mais conservadorismo e evitar gastos que não sejam realmente necessários.

O professor acredita ainda que o País não vá entrar em uma recessão por conta da crise internacional. Haverá somente uma desaceleração do crescimento e os empreendedores devem se proteger para continuar crescendo, de maneira segura, completa.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG