Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

A aposta em futuros talentos carentes

ONG ajuda universitários de baixa renda a aumentar suas chances de empregabilidade

Isis Coelho |

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Além de formação acadêmica em escolas de primeira linha, MBA, conhecimento específico nas áreas em que o profissional vai atuar e habilidade para lidar com diversas situações, os processos seletivos requerem, acima de tudo, atitude.

Mas, garantir um lugar ao sol não é privilégio dos mais endinheirados. Pensando naqueles que não têm condições de financiar um treinamento extracurricular, o Instituto CEO do Futuro (ICF) desenvolveu um programa gratuito de coaching para universitários de baixa renda. Queremos aumentar a empregabilidade dos estudantes, explica Carlos A. Silva Filho, diretor-presidente da ONG.

A entidade foi fundada em 2002 com o objetivo de contribuir para que estes jovens tenham um diferencial competitivo para alcançar melhores oportunidades na carreira. Queremos motivar os estudantes a acreditar nos seus sonhos, diz Silva Filho. Com duração de dois meses, o programa desenvolve as principais competências comportamentais exigidas pelo mercado, como auto-conhecimento, liderança e espírito de equipe.

Durante o processo seletivo, os candidatos são submetidos a uma avaliação de competências e dinâmica de grupo. As aulas - ministradas aos sábados com sessões em grupo, e em alguns casos, individuais ¿ funcionam como pequenos workshops que procuram desenvolver as habilidades dos participantes. Além disso, 25 executivos auxiliam no projeto como voluntários, apresentando palestras e acompanhando a evolução dos estudantes durante o curso.

A iniciativa está na nona turma e já capacitou mais de 300 estudantes. Ao final de cada ciclo, os alunos são instruídos a desenvolver um projeto de cunho social. Eles precisam estar conscientes da importância da responsabilidade social para aplicá-la em todas as esferas de sua vida, diz Silva Filho. É uma forma de eles replicarem o que fazemos, ajudando outras pessoas, completa.

As inscrições são abertas quatro vezes ao ano, a cada final de trimestre. Qualquer pessoa regularmente matriculada em uma instituição de ensino superior pode participar da seleção e pleitear uma vaga no curso, basta apenas cadastrar seu currículo na página virtual da organização. Para mais informações, acesse: www.icf.org.br.


 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG