Ser um bom líder não é sinônimo de saber dar ordens e ser obedecido, o profissional precisa ser inspirador e respeitado
Reprodução
Ser um bom líder não é sinônimo de saber dar ordens e ser obedecido, o profissional precisa ser inspirador e respeitado

Saber liderar é uma das qualidades mais admiradas no mercado de trabalho atualmente. Além de levar ao sucesso profissional do indivíduo, ser um bom líder é sinônimo de conquistas e crescimento para as empresas, o que faz com que pessoas com esse perfil sejam disputadas e se destaquem para os empregadores.

Leia também: Qual o melhor modelo de currículo para a vaga dos seus sonhos? Baixe as opções

Assim, é necessário que o profissional assuma uma postura que inspire, oriente, motive e ofereça aos liderados o melhor caminho para gerarem resultados relevantes, além de moldar seu crescimento profissional e pessoal.

Contudo, apesar de ser um posto desejado por muitos, nem todos estão prontos para ser um bom líder . Encontrar um funcionário com essas características pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Isso porque cargos de liderança muitas vezes são associados à prática de “dar ordens” e ser obedecido pelo time - comportamento ficou para trás há bastante tempo.

Felizmente, não há também uma uma fórmula mágica com apenas um tipo de perfil que sirva para liderar . Para Leandro Moreira, especialista em gestão de pessoas e liderança corporativa e autor do best seller “Seja um Líder de Heróis”, há atualmente ao menos sete tipos de liderança.

Leia também: Jogo dos 7 erros: faça o teste e veja se você sabe como montar um currículo

“No meu livro, apresento os vários perfis de líderes, e ensino que o papel do líder inteligente é buscar pessoas com perfis diferenciados do seu para completar as habilidades que o gestor não tem. Por exemplo, se sou um líder inspirador, preciso de um time com autogestão, se sou um líder apaixonado, preciso de um time que funcione bem com esse modelo de liderança, e por aí vai”, explica. Confira cada um deles abaixo.

  • O Professor

Esse perfil se destaca pela educação diferenciada e habilidade para lidar com futuros integrantes da equipe, além da capacidade de entender os públicos interno e externo da empresa. Ele tem que ser firme e responsável nas decisões, e motivar todos ao seu redor para que não caiam no comodismo, além de adotar uma postura firme e responsável. “O “professor” tem que ter uma compreensão dos pontos fortes e fracos de cada um do seu time, para elevar as qualidades individuais”, explica.

Você viu?

  • O Apaixonado

Esse líder é aquele que sempre faz mais do que esperam dele e “veste a camisa” da empresa. Investe no relacionamento interpessoal, para melhor exercitar habilidades como o autodomínio, o autoconhecimento e a automotivação. “O relacionamento interpessoal é de extrema importância, pois reflete diretamente na produtividade dos liderados, que se inspiram pelo exemplo. É aquele que melhor expressa a visão da empresa de maneira clara e direta, com cordialidade e senso de ética muito forte”, comenta Moreira.

  • O Experiente

A principal característica do experiente é ter a sabedoria para trazer equilíbrio entre razão e emoção, em momentos de decisões e conflitos. Moreira explica que esse perfil de líder valoriza os relacionamentos interpessoais e está sempre disposto a ajudar quem deseja melhorar e vencer seus desafios. Uma das suas habilidades mais importantes é o poder de contar histórias, o famoso “storytelling”, e saber instruir com eficiência novos colaboradores.

  • O Defensor

Toda equipe precisa ter um plano de defesa caso algo dê errado, alguém que saiba como agir e tenha recursos, preparo e habilidades para perceber possíveis armadilhas e saber sair delas depois de ter entrado. Esse é o perfil defensor. “No ciclo de uma liderança, é muito raro que haja estabilidade, por isso um líder que tenha o pé no chão, senso crítico e preparo técnico é essencial“, explica Moreira.

  • O Inspirador

É aquele que tem o poder de motivar a equipe, sendo capaz de transformar qualquer adversidade em superação. Através da inspiração, é capaz de gerar resultados e satisfação. “Cada time deve respeitar e valorizar as virtudes de cada indivíduo, por isso um líder inspirador utiliza do exemplo para atingir a todos. Ele é exemplo de conduta dentro da empresa e transmite isso pelo entusiasmo e pelos valores, desde questões como respeitar os horários e os colegas até seguir as regras da empresa”, explica. Esse líder deve estar sempre disponível, engajado e ter atitude positiva. Assim, ele encanta a equipe, que por sua vez encanta o cliente.

  • O Gestor

É o especialista em gerenciar informações relevantes e criar planos de ações para atingir a máxima performance da equipe. Moreira conta que esse líder tem que ser ágil, centrado, objetivo e entusiasmado quando se trata de inovar, além de ser um bom estrategista. Em gestão, se faz necessário pensar nas estratégias, controle, planejamento estratégico, métricas, etc. Muitos líderes, por terem perfis dominantes, são impacientes, o que é um erro muito comum, e prejudica a equipe. Outros falham por não saberem usar, métricas, informações, relatórios, controle, sistemas ao favor da equipe. Uma boa gestão significa resultados atingidos, e o gestor sabe disso.

  • O Visionário

O lema desse líder é: o propósito é maior do que a proposta. Para entender a convicção de um propósito, é preciso amar e ter paixão por aquilo que faz, e ninguém é melhor nisso que o visionário. Seu comprometimento com a empresa motiva a equipe, pois a vontade de querer sempre mais é capaz de fazer a equipe ficar acelerada, disposta, capaz de render mais e de maneira mais leve. “Esse líder é aquele que não cansa nunca, se supera, e, como consequência, eleva a moral de todos em seu redor”, avalia Moreira.

Leia também: O telefone tocou! Como se preparar para a entrevista de emprego?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de liderança, que tal ver em qual você mais se encaixa? Leandro Moreira elaborou um  quiz com os perfis mais comuns no mercado de trabalho. Faça o teste e descubra que tipo de líder você é.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!