Brasil Econômico

Rende mais durante a madrugada? Franquias home-based oferecem liberdade de horário e organização de rotina
@__DACH/nappy.co
Rende mais durante a madrugada? Franquias home-based oferecem liberdade de horário e organização de rotina

A modalidade home-based tem crescido no segmento de franquias no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse modelo de negócio obteve um crescimento de 15% no último ano.

Leia também: Confira seis dicas para se destacar e conquistar espaço no mercado de trabalho

Entre as razões que explicam a alta das franquias home-based estão, por exemplo, a necessidade de um menor investimento e um retorno financeiro mais rápido, se comparado aos outros modelos de franchising. Além disso, não é preciso uma infraestrutura mais robusta, como um ponto comercial, nem são necessárias a compra de equipamentos e a contratação de funcionários.

Embora esses elementos sejam atraentes por trazer uma dinâmica mais flexível para os negócios, essa modalidade de negócio, na verdade, precisa do mesmo cuidado que qualquer outro empreendimento, conforme destaca a franquia home-based Laoyt Mobile Marketing, para consultores de marketing.

Quer saber mais sobre isso? Leia algumas características importantes desse tipo de negócio de maneira mais detalhada.

Baixo investimento inicial

Já "de cara", um dos principais benefícios de investir em uma franquia em casa é o baixo custo inicial de investimento. Como este modelo de negócio não demanda elementos como escritório, aluguel e reforma extra, o capital inicial, geralmente, é considerado baixo e não passa dos R$ 80 mil, valor semelhante ao de uma microfranquia.

Você viu?

Leia também: Quer entrar no mundo dos negócios? Veja os sete livros do gênero mais vendidos

Rápido início de operação

É muito comum encontrar empreendedores "por necessidade", ou seja, pessoas que perdem o emprego formal ou que tiveram alguma redução de renda doméstica. A fim de fechar as contas no fim do mês, novos empresários se lançam em uma área que lhes interessa. 

Caso seja essa a situação, ter uma home-based pode ser uma alternativa, já que é mais barato e acessível para que o negócio comece a funcionar do que modelos tradicionais de franquia. Como consequência do início mais rápido de operação, o prazo para o retorno sobre o investimento (ROI) acaba sendo reduzido também. 

Redução de encargos e despesas

Além do baixo investimento inicial, neste modelo de franquia, não é obrigatório que o franqueado tenha funcionários para que a empresa seja tocada. Ou seja, diferente de uma empresa com características mais tradicionais, o empresário pode trabalhar sozinho, reduzindo custos comuns de contadores, advogados e empregados.

Ainda sobre o capital de giro, vale destacar que recursos como aluguel, água, luz, internet e limpeza não terão custos adicionados no funcionamento da franquia, uma vez que continuará utilizando os mesmos que tem em casa. Além disso, o franqueado pode buscar clientes e marcar reuniões em casa.

Leia também: Propaganda em saco de pão e realidade virtual: veja as franquias mais inusitadas

Rotina flexível

A possibilidade de ter horários flexíveis é, com certeza, um dos pontos mais atraentes para se apostar em  franquias home-based. Além de trabalhar em casa e não perder horas no trânsito, o franqueado tem a liberdade de organizar a rotina. Essa possibilidade é uma ótima escolha para aquelas pessoas que rendem em horários mais alternativos, como de madrugada.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!