Brasil Econômico

Cursos e trabalho voluntário são algumas das atividades para quem está interessado me vaga de estágio ou Jovem Aprendiz
shutterstock
Cursos e trabalho voluntário são algumas das atividades para quem está interessado me vaga de estágio ou Jovem Aprendiz

A entrada no mercado de trabalho pode ser bastante concorrida, mas alternativas ao trabalho com carteira assinada podem te ajudar a conquistar experiência e iniciar sua carreira. Uma das saídas é buscar o primeiro emprego como Jovem Aprendiz, voltado para jovens com idades entre 14 e 24 anos. Outra opção é o estágio, destinado a quem está cursando os ensinos médio, técnico ou superior.

Leia também: Quer um aumento salarial? Veja 5 perguntas antes de conversar com seu chefe

Segundo Rodrigo Dib, diretor do Instituto PROA, especializado em educação voltada para o mercado de trabalho, os jovens são "os mais impactados pelas faltas de oportunidade detrabalho. Seja porque precisou parar de estudar ou até pelo aumento da informalidade". Pensando nisso, o instituto oferece algumas dicas para quem deseja se tornar um J ovem Aprendiz ou conquistar uma vaga de estágio . Confira:

Como conseguir vaga como Jovem Aprendiz

O primeiro passo para conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz é verificar as empresas que oferecem oportunidades nesta modalidade e conferir as datas para inscrição no processo seletivo. Separe toda a documentação exigida para a vaga, como RG, CPF, comprovante de residência, por exemplo. Não se esqueça do comprovante de matrícula caso esteja cursando o ensino médio.

Ao preparar o currículo, lembre-se de que a maioria dos candidatos à vaga terão pouca ou nenhuma experiência em outras empresas. Por isso, concentre-se em destacar sua escolaridade, os cursos que você já fez, as palestras que assistiu e o trabalho voluntário, caso tenha realizado.

Leia também: Veja como Poliana Ferraz transformou a decepção profissional em negócio

Na entrevista, demonstre interesse pela vaga, explique quais são os seus sonhos e objetivos profissionais e indique como sua trajetória no mercado de trabalho poderá evoluir caso a empresa te escolha no processo seletivo.

Como conseguir vaga de estágio

Para conseguir uma vaga de estágio, analise quais setores relacionados ao curso que você escolheu estão em alta e se candidate para as vagas que contam com atividades que te interessam.

Para se destacar em etapas do processo seletivo como dinâmica de grupo, por exemplo, é interessante conhecer as principais características esperadas pela empresa. Em geral, espírito de equipe, flexibilidade e comprometimento são algumas das competências valorizadas no ambiente profissional.

Leia também: Quer um aumento salarial? Veja 5 perguntas antes de conversar com seu chefe

Antes de uma entrevista, pesquisa sobre a história e o perfil da empresa. Conheça os valores, a missão e os serviços oferecidos. Isso mostrará que você se interessa pela vaga e será um diferencial na sua conversa com o entrevistador.

Assim como os candidatos a Jovem Aprendiz, a maioria dos interessados em vagas de estágio não têm experiência profissional. Por isso, aproveite para falar sobre atividades extracurriculares, como cursos de idiomas e trabalho voluntário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!