Veja 10 erros que as pessoas inteligentes não cometem duas vezes

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Trabalhar sem um limite de orçamento e se fazer de vítima são falhas que as pessoas inteligentes podem perceber facilmente

Manter o foco apenas em coisas pequenas é um erro identificado com facilidade
Thinkstock/Getty Images
Manter o foco apenas em coisas pequenas é um erro identificado com facilidade


Todos estão sujeitos a cometer erros. É algo inevitável. O que difere as pessoas é que algumas tiram ensinamentos destas falhas, enquanto outras continuam a cometê-las sem aprender nada. 

Pensando nisso, o site americano "Inc." fez uma lista apontando dez erros que as pessoas inteligentes nunca cometem duas vezes. Confira:

1) Acreditar em algo ou alguém que é muito bom para ser verdade

Algumas pessoas são tão carismáticas e confiantes que chega a parecer tentador seguir o que elas dizem. Elas falam infinitamente sobre o quão bem-sucedido é o negócio delas e quantas oportunidades podem oferecer a você. Muitas vezes, no entanto, as coisas não são realmente da forma que elas tentam passar. As pessoas inteligentes precisam ser enganadas apenas uma vez para começar a pensar melhor quando um acordo parece ser muito bom. Elas se envolvem em questões sérias antes de se envolver em algo que parece, no mínimo, duvidoso. 

2) Fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes

Um diferencial das pessoas inteligentes é que elas precisam passar pela frustração apenas uma vez. Para este grupo é fácil entender que, ao continuar fazendo as mesmas coisas, o resultados serão iguais. As pessoas inteligentes sabem que, para alcançar os resultados esperados, precisam mudar sua abordagem, mesmo quando há muita dificuldade. 

3) Esperar que a recompensa chegue rapidamente

As pessoas inteligentes sabem que a recompensa chega apenas depois de muito trabalho duro. Elas utilizam isso como motivação para executar cada passo do longo processo até o sucesso. 

4) Trabalhar sem um limite de orçamento

Você não pode ter a experiência de liberdade financeira até operar com um limite de orçamento. Esta limitação obriga a pessoa a fazer escolhas difíceis entre o que ela quer e o que é realmente necessário. As pessoas inteligentes precisam enfrentar aquela grande pilha de contas uma única vez para entender o quanto podem gastar sem comprometer sua renda. Elas sabem que, colocando um limite de orçamento, nunca terão problemas em desperdiçar seu dinheiro com gastos desnecessários. 

5) Manter o foco em coisas pequenas

Para as pessoas inteligentes, é fácil perceber que não basta apenas se preocupar com as tarefas simples do dia a dia. Elas sabem que o trabalho de pequena escala é importante, mas entendem que é necessário aumentar sua perspectiva e se ajustar para conseguir os grandes resultados. 

6) Não fazer a tarefa de casa

Em algum momento, quase todos já deixaram de fazer as tarefas de casa e resolveram a situação copiando o trabalho do colega de classe. Pessoas inteligentes, no entanto, sabem que, fazendo isso, estão privando-se de alcançar o máximo de seu potencial e aprender o que é necessário para ter sucesso. 

7) Tentar ser alguém ou algo que não é 

Pode ser tentadora a ideia de ser alguém que você pensa que as pessoas querem que você seja, mas, na verdade, ninguém gosta de falsidade. As pessoas inteligentes conseguem perceber facilmente que isso nunca acaba bem. Elas entendem que a felicidade não pode ser alcançada enquanto for preciso fingir sua personalidade e que o sucesso é consequência da plenitude.

8) Tentar agradar a todos

A maioria das pessoas comete este erro em algum momento, mas, na primeira vez, aqueles que são inteligentes percebem que é impossível agradar a todos. Ao tentar fazer isso, são grandes as chances de não agradar ninguém. Este grupo sabe que é necessário ter coragem para fazer suas próprias escolhas e que nem todos gostarão delas. 

9) Se fazer de vítima

Nas redes sociais, é facíl encontrar histórias de pessoas se fazendo de vítima. As pessoas inteligentes podem até tentar uma vez, mas facilmente percebem que isso é uma forma de manipulação e os benefícios conquistados serão perdidos assim que identificarem que se trata de um jogo. Além disso, as pessoas inteligentes sabem que, para se fazer de vítima, é necessário desistir de seu próprio poder. 

10) Tentar mudar alguém

A única maneira de alguma pessoa mudar é quando o desejo parte dela própria. Alguns pensam que é possível escolher pessoas com problemas e tentar "consertá-las". Os inteligentes descobrem, após cometer este erro uma vez, que é impossível mudar a personalidade de alguém. Em vez de continuar tentando, elas constroem sua vida ao lado de pessoas positivas e evitam conviver com aqueles que os levam para baixo. 

Leia tudo sobre: CarreirasSucesso

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas