Cinco dicas para quem planeja fazer intercâmbio

Veja alguns cuidados que podem ser importantes antes de você embarcar para colocar uma experiência internacional no currículo

iG São Paulo | - Atualizada às

SXC
Planejamento e objetivos bem definidos são passos-chave para um intercâmbio bem sucedido

Ter a experiência de um intercâmbio no currículo pode ser um grande diferencial na disputa de uma vaga para estágio ou trainee, assim como ter atividades extras e ter feito serviços voluntários. Diversos jovens estão investindo nestas viagens tanto para aprender o idioma quanto para conhecer novas culturas. Entretanto, existem escolhas que podem causar problemas quando se escolhe viver em outro país. Conheça os erros mais comuns a serem evitados antes do embarque para uma aventura. 

Leia ainda: Conheça as regras para validar seu intercâmbio

1) Objetivo - Você deve ter um objetivo para fazer intercâmbio seja estudar, trabalhar ou conhecer novas culturas. Não importa qual seja, mas tenha em mente o que pretende para que seja possível mensurar o quanto está perto, ou não, de alcançá-lo.

2) Planejamento - Independente de ficar um mês ou um ano é importante elaborar um planejamento detalhado, principalmente financeiro, para evitar frustrações desnecessárias. Leve em conta as vantagens do país estrangeiro, os custos do intercâmbio, e principalmente o custo de vida no país que pretende visitar.

Conheça: Dicas para fazer pós-graduação no exterior

3) Seguro saúde - Você não deve contar apenas com serviço público do destino. O seguro saúde é importante para cobrir os problemas que possa ter durante a estadia no exterior, e até mesmo para tranquilizar os seus pais.

Entenda: Brasileiros perdem bolsas fora por não saberem outras línguas

4) Controle de gastos - No exterior é muito mais barato comprar eletrônicos e roupas de marca, difícil é fugir destas tentações, não é? Por isso, prever este tipo de despesa com antecedência faz com que você não comprometa o seu dinheiro, e tenha o suficiente para as despesas necessárias e ainda um pouquinho para gastar sem culpa com presentes. Um erro no planejamento financeiro pode encerrar o intercâmbio, e você vai voltar para casa totalmente frustrado por pura má administração de dinheiro.

Leia mais: Governo abre inscrições para bolsas de intercâmbio na graduação

5) Pesquisa sobre o país de destino - Nem pense em fazer intercâmbio para um país sem saber antes um pouco mais sobre sua cultura, comidas típicas, religião, curiosidades, transporte e principalmente clima. É um erro, que muita gente comete, e pode causar muitas gafes no país de destino.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG