Tamanho do texto

Aparência, comportamento e comunicação são pilares da marca pessoal

Além de ser uma pessoa que cumpre bem a sua função, para ser visto como alguém especial e que merece uma promoção, o profissional deve atentar ¿ e muito ¿ para a sua imagem.

Para Maria Aparecida Araújo, consultora de comportamento profissional e diretora da consultoria Etiqueta Empresarial, a imagem compõe a sua marca pessoal e profissional. Se a marca estiver fortalecida, sempre haverá portas abertas, ensina.

Segundo a consultora de etiqueta corporativa Licia Egger, muito da vida profissional é pautada na percepção que as pessoas têm de nós. Para ajudar a construir uma boa imagem, diz, o trabalhador pode fazer a sua parte como, por exemplo, estar sempre vestido adequadamente, ser gentil e proativo.

Para alimentar bons comentários sobre a sua pessoa, Maria Aparecida sugere que haja uma atenção especial para três itens principais: a aparência, o comportamento e a maneira como se comunica com os outros.

Confira 10 dicas para melhorar a sua imagem, segundo Maria Aparecida Araújo e Licia Egger:

1- Use trajes adequados ¿ As roupas devem estar de acordo com o código de conduta adotado dentro do ambiente profissional. Perfumes e maquiagens devem ser discretos.

2- Não fume - Além de ficar impregnado com o cheiro do tabaco, o hábito está sendo considerado cada vez mais como perda de tempo do funcionário, já que fumar em lugares fechados está proibido.

3- Não coma durante o horário do expediente - Você pode ser surpreendido com a boca cheia por uma ligação ou uma conversa, os dentes podem ficar sujos e o hálito ruim.

4- Modere o tom de sua voz - Ninguém é obrigado a escutar a sua conversa, pessoalmente ou por telefone, e isso pode atrapalhar a concentração do colega ao lado.

5- Evite o celular - Se a ligação particular for imprescindível, seja breve. Conversas longas e sem conexão com o trabalho são malvistas. Atente também para o toque do telefone. Ele deve ser baixo e o mais discreto possível para não atrapalhar os outros.

6- Não use a internet para fins pessoais - Se quiser entrar em sites que não tenham a ver com a sua função, use o horário do almoço ou o fim do expediente. Durante o trabalho, a visita em outras páginas pode denotar que você está desocupado, logo que é um forte candidato a ser substituído. 

7- Evite o uso de gírias ¿ O cuidado com a qualidade do vocabulário é fundamental. A linguagem no ambiente de trabalho deve ser adequada ao mundo corporativo. Ainda que você seja um estagiário, a informalidade não favorece.

8 - Seja proativo - Se o telefone do colega que está ocupado estiver tocando e você tiver a possibilidade de atender, faça-o. É bom estar disponível na medida do possível para atender as necessidades do outro.

9- Mantenha o espaço em que trabalha limpo e organizado - Locais bagunçados podem dar a ideia de que o profissional também é confuso.

10- Sorria - A simpatia e o bom humor tornam o ambiente sempre mais leve e gostoso de trabalhar.

Leia também:
- Especial: Etiqueta
- Maquiagem no ambiente de trabalho, sem exageros
- Casual day: falta de limites prejudica a carreira
- Cursos de marketing pessoal ajudam profissional a se portar melhor

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.