Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Carga tributária é principal entrave para 81% das empresas

Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Amcham mostra que impostos afetam negativamente os negócios das companhias brasileiras

Klinger Portella, iG São Paulo |

A carga tributária de cerca de 36% do PIB é o principal entrave para as empresas brasileiras. Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham) apontou que para 81% dos empresários, os impostos afetam muito negativamente os negócios de suas companhias. O segundo lugar da lista ficou com clareza jurídica da arrecadação, com 58% do total.

A pesquisa ouviu representantes de 211 empresas entre os dias 28 de abril e 17 de maio, com o objetivo de relacionar os principais obstáculos para a competitividade dos negócios no Brasil.

Os empresários não se mostraram otimistas com relação à redução da carga tributária nos próximos anos. Para 69% dos entrevistados, o próximo governo não deve reduzir os impostos. Outros 8% disseram não saber ou não ter como avaliar a situação.

Para aqueles que não acreditam em redução da carga tributária nos próximos quatro anos, 33% disseram que o fato vai diminuir a competitividade e aumentar o custo Brasil. Outros 23% disseram que os investimentos serão reduzidos, especialmente nos setores de tecnologia e inovação. Para 14%, a carga tributária alta acarretará em sonegação de impostos e práticas desleais de concorrência.
 

Leia tudo sobre: impostoscarga tributáriaibopeamcham

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG