RIO - A carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu 0,4% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados divulgados hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a setembro do ano passado, houve crescimento de 4,1%.

A carga no SIN no mês passado foi de 52.662 MW médios, enquanto nos nove primeiros meses do ano atingiu 51.852 MW médios.

Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, o crescimento foi puxado pela demanda econômica aquecida, com destaque para a produção industrial em níveis elevados.

O maior crescimento em setembro, na comparação com igual mês do ano anterior, aconteceu na Região Nordeste, onde os 7.723 MW médios observados no mês passado significaram crescimento de 5,6%. A seguir veio a Região Norte, com alta de 5,3% e carga de 3.768 MW médios.

A maior carga foi observada no sistema Sudeste/Centro-Oeste, com 32.680 MW médios, alta de 3,5% frente a setembro do ano passado. No Sul, o avanço foi de 4,9%, para 8.490 MW médios.

"Apesar do bom desempenho da atividade econômica e da produção industrial na região, as ocorrências de diversas frentes frias, acompanhadas de temperaturas amenas ao longo do mês, abaixo das médias verificadas para essa época do ano, contribuíram para uma taxa menor de crescimento desse subsistema", diz o ONS no Boletim.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.