Tamanho do texto

Cinco anos após começar a ser vendido no Brasil, o Kangoo recebeu atualizações visuais. Outra novidade foi incorporada para atrair principalmente os clientes do Fiat Doblò: agora, o furgovan da Renault pode ter sete lugares.

Nessa configuração, sua tabela de preços parte de R$ 45.890. A versão de entrada, com capacidade para levar até cinco pessoas, começa em R$ 43.690. Ficou R$ 900 mais cara do que a geração anterior.

As novidades chegaram nas duas versões da linha 2009: Authentique e Sportway. A primeira tem porta lateral direita corrediça e direção hidráulica, entre outros itens. Na opção com sete lugares, as duas tampas do porta-malas se abrem lateralmente. Na para cinco pessoas, há apenas uma porta traseira, com abertura para cima.

Na frente, o capô ganhou linhas mais acentuadas, o pára-choque passou a ser integrado ao pára-lama e os faróis foram alongados. Topo de linha, a versão avaliada, Sportway com três fileiras de bancos, parte de R$ 52.990, tem detalhes prateados no pára-choque e retrovisores da cor da carroceria.

Internamente, o painel de instrumentos agora é igual ao do Clio. Chama a atenção a quantidade de parafusos utilizados no acabamento da cabine. Mas a textura dos plásticos que revestem o interior é agradável.

Não houve mudanças mecânicas. O motor é o conhecido 1.6 Flex. No Kangoo, entrega até 98,3 cv e 15,3 mkgf.O torque máximo vem apenas próximo dos 4.000 rpm. Mesmo assim, o modelo tem boa desenvoltura para ganhar velocidade e não deixa a desejar nas retomadas.

A posição de dirigir elevada, aliada ao generoso pára-brisa, privilegia a visibilidade dianteira. Mas os motoristas de menor estatura podem ter dificuldade para acionar os comandos dos vidros elétricos, que ficam mal posicionados (dentro do porta-objetos, na lateral da porta).

Já os com mais de 1,70 m podem sentir falta da regulagem de altura no banco do motorista, que não é oferecida nem como opcional. E o banco da segunda fileira não desliza, o que facilitaria o acesso à terceira fileira. A Renault recomenda que o sexto e sétimo passageiros entrem pela tampa traseira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.