Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Captações externas da Petrobras podem voltar no 1º trimestre

RIO - O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, acredita que a companhia poderá voltar a captar no mercado internacional já a partir do primeiro trimestre de 2009. Segundo ele, o México conseguiu recentemente uma linha de financiamento com juro de 6% ao ano, o que foi considerado um custo aceitável pelo executivo, em meio às atuais condições da economia mundial.

Valor Online |

" O México tem um rating equivalente ao nosso (Petrobras). Se esse nível de custo se confirmar, poderemos ter oportunidades no primeiro trimestre de 2009 " , disse Barbassa, que participou de café da manhã com jornalistas na sede da estatal, no Rio de Janeiro.

De acordo com ele, a companhia vai fechar o ano com cerca de US$ 8 bilhões captados, dos quais cerca de 50% no mercado internacional. O executivo rebateu afirmações de que a Petrobras esteja passando por um período de baixo caixa. Segundo ele, a estatal fechou o terceiro trimestre com R$ 10,8 bilhões de caixa, patamar em linha com a média da empresa nos últimos anos.

" O que aconteceu foi que tivemos o período de caixa anormalmente elevado até o fim de 2007 " , explicou o executivo.

Barbassa descartou que esteja sendo estudada a possibilidade de um aporte por parte do Tesouro Nacional na empresa, que aconteceria via aumento de capital do governo, com a possibilidade de acompanhamento pelos acionistas minoritários.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG