Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Canadá reduz juros e diz que EUA estão em recessão

O banco central do Canadá cortou sua taxa de juro de um dia (overnight) em 0,25 ponto porcentual, para 2,25% ao ano, o nível mais baixo em mais de quatro anos, e afirmou que provavelmente será necessário mais estímulo monetário, uma vez que as exportações do país estão sendo negativamente atingidas neste momento em que a economia mundial caminha para uma leve recessão, liderada pelos EUA, que já estão em recessão. Há duas semanas, o banco central canadense participou do corte coordenado de 0,50 ponto no juro aplicado por seis grandes bancos centrais do mundo.

Agência Estado |

A taxa overnight do país só esteve em 2,25% em setembro de 2004. O corte de hoje reduz a diferença com o juro dos EUA, cuja taxa caiu a 1,5% ao ano na ação conjunta do último dia 8. O BC canadense havia cortado seu juro 1,50 ponto porcentual entre dezembro de 2007 e abril de 2008 e então mantido a taxa até a ação coordenada. Com esta e o corte de hoje, o juro foi reduzido 2,25 ponto porcentual desde dezembro.

A crise financeira global forçou o BC do Canadá a novamente cortar a previsão de crescimento ao menor patamar desde a recessão de 1991 no Canadá. A instituição agora projeta que o PIB crescerá apenas 0,6% tanto em 2008 quanto em 2009, após reduzir drasticamente a projeção de crescimento de 1% e 2,3%, respectivamente para este e o próximo ano, feita em julho. As informações são da agência Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG