Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Canadá recebe 550 toneladas de material radioativo iraquiano

Toronto (Canadá), 7 jul (EFE) - Cerca de 550 toneladas de material radioativo procedentes do programa nuclear iraquiano do regime de Saddam Hussein estão no Canadá, após uma complicada operação de transporte, para ser utilizadas como combustível, informaram hoje veículos de comunicação locais. O material, conhecido como yellowcake, foi vendido pelas autoridades militares americanas à empresa canadense Cameco, a maior produtora de urânio do mundo. A imprensa canadense ressalta que o material radioativo chegou ao país após uma operação secreta que incluiu o transporte do yellowcake por via aérea entre Bagdá e a ilha Diego Garcia, no oceano Índico, e dali foi enviado por navio a Montreal. No total, o Exército americano demorou duas semanas e fez 37 vôos em maio para transportar 3.500 barris de yellowcake até a base britânica de Diego Garcia.

EFE |

O porta-voz da Cameco, Lyle Krahn, disse ao jornal canadense "The Globe and Mail" que as autoridades americanas pediram no começo do ano que a empresa participasse do processo.

Acredita-se que o material radioativo tenha sido criado antes de 1991 na usina nuclear Tuwaitha, situada cerca de 20 quilômetros ao sul de Bagdá.

As 550 toneladas que chegaram ao Canadá serão utilizadas em usinas nucleares da província de Ontário. EFE jcr/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG