O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, anunciou neste sábado uma ajuda de quatro bilhões de dólares canadenses (3,3 bilhões de dólares americanos) às montadoras americanas que operam na província de Ontário. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/12/19/entenda+a+crise+enfrentada+pelas+montadoras+dos+eua+3218835.html target=_topEntenda a crise enfrentada pelas montadoras dos EUA

Esta ajuda prevê 3 bilhões de dólares canadenses à GM e um bilhão de dólares canadenses à Chrysler, indicou Harper em entrevista à imprensa em Toronto com o primeiro-ministro de Ontário, Dalton McGuinty.

O governo federal canadense emprestará 2,7 bilhões de dólares e o de Ontário, coração da indústria automobilística canadense, 1,3 bilhão, destacou McGuinty.

Esta ajuda é "lamentável, mas necessária", declarou Harper, afirmando que não se trata se um cheque em branco para as montadoras americanas instaladas no Canadá.

Os EUA anunciaram, na sexta-feira, uma ajuda às montadoras americanas de até US$ 17,4 bilhões. A ajuda do Canadá corresponde a 20% da anunciada por George W. Bush, indicou Harper, um percentual correspondente à parte do Canadá na produção de automóveis norte-americana.

Leia também:

Leia mais sobre montadoras

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.