Brasília, 24 - O Diário Oficial da União (DOU) trouxe hoje o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de cana-de-açúcar em 16 Estados do Brasil. As portarias, de acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, relacionam os municípios indicados para plantio de cana com finalidade industrial e artesanal, na safra 2009/2010, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O objetivo do Zarc é minimizar os riscos de perdas em função de adversidades climáticas. Dessa forma, é indicada para cada município a melhor época de plantio, resultado da análise de séries climáticas históricas e das exigências da cultura. "Além disso, o Zarc é utilizado pelos agentes financeiros como orientação na concessão de crédito rural e contratação de seguro para as lavouras", trouxe a nota do ministério.

Os municípios apontados como apropriados para o plantio de cana respeitam a indicação contida no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAECana), que foi lançado em 17 de setembro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ZAECana orienta a expansão de novas unidades produtoras e identifica mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.