Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Camex mantém alíquota de 9% na exportação do couro wet blue

Porto Alegre, 03 - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve hoje a alíquota de 9% na exportação de couro wet blue, primeiro estágio de processamento do produto, conforme divulgou a Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul). A manutenção da taxa era defendida por várias entidades da cadeia do couro e calçados.

Agência Estado |

O diretor-executivo da AICSul, Cezar Müller, lembrou que a alíquota vigora desde dezembro de 2000 e é defendida pela indústria como forma de incentivar o processamento do couro no Brasil. Além disso, as indústrias argumentam que vários países produtores adotam restrições à exportação de matéria-prima, estágio em que é enquadrado o couro wet blue.

Em termos gerais, a exportação de couro registrou queda de 4,12% no primeiro semestre deste ano, para US$ 1 bilhão. A indústria ressalta, no entanto, que a alíquota sobre o wet blue tem provocado o efeito desejado, ao incentivar o aumento da exportação de produto acabado. Enquanto as saídas de wet blue caíram 40% até maio, as exportações de couro semi-acabado subiram 17% e as do produto acabado aumentaram 16%.

Müller observou também que houve redução nos abates de gado no primeiro trimestre do ano, o que gerou menor oferta de couro para a indústria, afetando também as exportações.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG