Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Califórnia demite 20 mil funcionários

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, demitiu nesta quinta-feira 20 mil funcionários públicos temporários e reduziu o piso salarial de outros 200 mil empregados, com o objetivo de aliviar a crise no orçamento do Estado.

AFP |

Schwarzenegger justificou a decisão, lembrando que o déficit fiscal californiano, estimado em mais de 15,2 bilhões de dólares, já afeta os investimentos em educação e saúde.

Segundo a imprensa local, centenas de funcionários públicos já foram informados das demissões, que serão efetivadas a partir de hoje.

"Hoje, estou exercendo minha autoridade executiva para evitar o agravamento da crise e manter nosso Estado andando para frente".

"Não temos verbas e, como governador, é minha responsabilidade garantir que o Estado tenha dinheiro para honrar suas dívidas", justificou Schwarzenegger.

O procurador do Estado, o democrata John Chiang, já advertiu que uma redução de salários será contestada na Justiça.

Representantes democratas e republicanos não conseguiram chegar a um acordo sobre como solucionar o déficit de mais de 15 bilhões de dólares, que tem impossibilitado o Estado de pagar empreiteiras e outros serviços.

pb/LR/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG