Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Caixa é autorizada a operar câmbio sem restrições

BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal foi autorizada hoje pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a operar plenamente no mercado de câmbio. Em outra medida, o CMN prorrogou do fim de maio até o o dia 31 de dezembro de 2009 o prazo de operação das 248 agências de turismo e hotéis que vendem e compram dólares.

Valor Online |

Essas empresas têm a opção de solicitar ao Banco Central (BC) a transformação em instituição financeira ou firmar convênios com bancos passando a ser correspondentes cambiais, até 29 de maio de 2009.

Segundo o gerente de Câmbio e Capitais Estrangeiros do BC, Geraldo Magela, boa parte desse grupo, que já opera câmbio manual sem limites, está interessada em se tornar corretora de câmbio.

Para facilitar, a autoridade monetária decidiu eliminar a exigência de apresentação de projeto de viabilidade financeira, quando solicitarem a transformação em instituição financeira não-bancária.

Sobre a Caixa, Magela disse que o banco estatal "deixa de ter qualquer restrição" para operar com câmbio. Até agora, a Caixa fazia algumas operações cambiais, mas não podia, por exemplo, entrar no mercado de financiamento ao comércio exterior. Agora, poderá financiar exportadores com Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e Adiantamento de Cambiais Entregues (ACE), disse o técnico do BC.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG