Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Caixa, BB e Itaú seguem BC e anunciam corte nos juros

A Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco do Brasil (BB) e o Itaú anunciaram a redução das taxas de juros de alguma operações, após o anúncio da decisão do Copom de reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto porcentual, para 12,75%. De acordo com a CEF, esta é a segunda redução de juros neste ano, quando o banco anunciou diminuição em 21 linhas de crédito.

Agência Estado |

A instituição irá reduzir a taxa de onze linhas de empréstimo: consignado, crédito pessoal, CDC, cheque especial, Crédito Especial Empresa - prefixada, Crédito Especial Empresa - pós-fixada, entre outras linhas para pessoa jurídica.

No consignado, a CEF reduziu a taxa de 2,5% ao mês, que passará para 2,39% ao mês. Se considerada a taxa praticada em dezembro de 2008 que era de 2,99%, a redução foi de 20%. Em linhas de convênios também houve mudanças. A redução da taxa máxima em algumas modalidades chega a 19,73%, passando de 2,99% a 2,39%. Para outras, as taxas podem variar de 2,12 para 2,05% a.m., o que representa diminuição de 3,30%.

A Caixa também reduziu as taxas no crédito pessoal. Nas modalidades em que atua, o banco reduziu os juros de 4,98% para 4,85% ao mês, o que representa uma diminuição de mais 2,5% ao mês. No CDC, a redução foi de 4,44% para 4,39% ao mês. Já no cheque especial (PF), houve redução de quase 8%. As taxas eram de 7,98% em dezembro e passarão para 7,35% a.m a partir de 1º de fevereiro. A taxa praticada em janeiro é de 7,49%. Para pessoa jurídica, as reduções beneficiarão as médias e grandes empresas (com faturamento anual superior a R$ 7 milhões). As linhas são para empréstimo de capital de giro no Crédito Especial Empresa prefixada e pós-fixada.

Para as micro e pequenas empresas (com faturamento anual até R$ 7 milhões), as reduções chegam a 23,56% (modalidades duplicatas e cheque eletrônico). A taxa anterior era de 3,99% para 3,05%. Já na modalidade Cheque Especial Empresa, a redução chegou a 2,79%, passando de 1,79% para 1,74% ao mês. Nos empréstimos para capital de giro, as taxas passaram de 1,53% para 1,43% ao mês, o que representa uma redução de 6,54%.

Em nota da instituição financeira, a presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho, afirma que essas reduções "além de contribuírem para minimizar o impacto da crise internacional na economia brasileira, ajudarão a Caixa a continuar expandindo a conquista de mercado e clientes pela CEF". Com as reduções, a Carteira de Crédito deve crescer cerca de 30% no ano, prevê o banco.

BB e Itaú

O Banco do Brasil anunciou a redução das taxas de juros de diversas linhas de crédito para as famílias e empresas. As novas taxas passam a vigorar nas agências na sexta-feira. Nos empréstimos para as famílias, a taxa mínima do cartão de crédito será reduzida de 3,79% ao mês para 3,71%. No cheque especial, o juro máximo caiu de 7,99% para 7,91% ao mês. No crédito direto ao consumidor, o juro do crediário recuou de 3,19% para 2,62%.

Nas operações para as empresas, a taxa máxima do BB Giro Rápido caiu de 2,50% para 2,40%. No cheque especial para empresas, a taxa cedeu de 7,89% para 7,81%. "A nova redução dá prosseguimento à estratégia do BB de diminuir gradualmente as taxas de juros de suas operações de crédito. Desde novembro de 2008, o BB realizou três reduções de encargos de suas principais linhas de crédito destinadas a pessoas físicas e jurídicas", destaca nota enviada pelo banco à imprensa.

Já o Itaú anunciou a redução da taxa de juros para pessoa física e jurídica nas modalidades empréstimos pessoal parcelado e cheque especial. Para Pessoa Física, o crediário automático cai de 7,09% ao mês para 7,01% ao mês. Os juros do cheque especial caem de 8,95% ao mês para 8,87% ao mês.

Para Pessoa Jurídica, o giropré automático cai de 7,09% ao mês para 7,01% ao mês. Os juros do cheque especial caem de 8,95% ao mês para 8,87% ao mês. As novas taxas passam a vigorar a partir de segunda-feira em todo o País.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG