Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cade aprova compra da DM Indústria Farmacêutica pela Hypermarcas

BRASÍLIA - A Hypermarcas, dona do adoçante Finn e da Assolan, entre diversas outras marcas, recebeu o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para concluir a compra da DM Indústria Farmacêutica Ltda, dona das marcas Doril, Monange e Vitasay e dos adoçantes Zero-Cal e Adocyl. A aprovação não teve qualquer restrição, porque o Cade entendeu que não há ameaça de aumento de preços ao consumidor.

Valor Online |

A Hypermarcas atua na indústria alimentícia, farmacêutica e de produtos de limpeza e higiene. A DM é fornecedora dos segmentos farmacêutico, cosméticos e alimentos. Ambas faturaram acima de R$ 400 milhões em 2006.

Apesar de o negócio envolver multimarcas, a produtora do adoçante Gold entrou com ação de impugnação no Cade em dezembro de 2007, questionando os prejuízos da concentração, pelo fato de um só dono passar a deter três marcas de adoçantes.

Por isso, até que ocorresse o julgamento do negócio, o Cade exigiu que as empresas mantivessem separadas as estruturas operacionais e de comercialização dos adoçantes.

Os órgãos de defesa da concorrência (Seae, SDE e Cade) constataram, porém, que uma empresa dominante não teria poder de arbitragem sobre preços, pois existem muitas outras empresas no mercado de adoçantes.

As concorrentes Linea, Stevia e Gold informaram que possuem condições de atender eventual aumento de demanda, diz um dos pareceres do caso. A seu turno, os clientes Carrefour e Atacadão informaram que no caso da Hypermarcas e DM adotarem alguma estratégica de elevação dos preços dos adoçantes de mesa, eles teriam outros fornecedores como opção para suprir a demanda, prosseguiu o parecer.

O relator, conselheiro Ricardo Cueva, afirmou que também ficou evidente que não há dificuldades no mercado de adoçantes para o ingresso de outros concorrentes, além de folga no uso da capacidade instalada das empresas já existentes.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG