Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cade anuncia aprovação final à venda da Ipiranga

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem o quarto e último processo referente à venda do grupo Ipiranga à Petrobrás, ao grupo Ultra e à Braskem. A parte da operação autorizada ontem refere-se, especificamente, à aquisição, pelo grupo Petrobrás, dos ativos de distribuição de combustíveis da Ipiranga nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

Agência Estado |

Para que a operação fosse aprovada, a estatal se comprometeu a cumprir algumas exigências do Cade. A principal delas é para que a Petrobrás venda toda a estrutura de tanques para estocagem de combustíveis que comprou da Ipiranga no Distrito Federal. Além disso, a estatal terá de ceder parte dos tanques no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a eventuais interessados, mediante pagamento de aluguel ou arrendamento.

O conselheiro do Cade conselheiro Vinícius Marques de Carvalho, relator do processo, explicou que tomou essa decisão porque, somados, os tanques da estatal e Ipiranga representavam mais de 50% da capacidade de estoque de combustíveis nas três unidades da Federação.

A Petrobrás também terá de permitir que os donos de postos Ipiranga em 21 municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, possam, se quiser, trocar de bandeira sem ter de pagar multa rescisória. Os nomes dos municípios não podem ser revelados, mas, segundo o Cade, mais da metade deles está localizada em Mato Grosso do Sul. "São municípios em que a soma da quantidade de postos das bandeiras BR (Petrobrás) e Ipiranga e também do volume de vendas das duas marcas ultrapassa 50% do mercado", explicou.

O Cade também aprovou ontem uma joint venture entre a Air Liquide Brasil e a White Martins para fornecer gases industriais para a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no Rio de Janeiro. Para evitar troca de informações estratégicas entre Air Liquide e White Martins, o Cade exigiu que a White Martins não participe diretamente da gestão da sociedade, mas que seja representada por um gestor profissional.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG