Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bush se reunirá com assessores para avaliar situação após falência do Lehman

Washington, 15 set (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirá amanhã com seu grupo de assessores sobre mercados financeiros para avaliar a situação depois da declaração de falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimentos do país.

EFE |

A reunião, segundo indicou hoje um alto funcionário da Casa Branca, ocorrerá imediatamente depois que Bush tiver retornado de sua visita ao Texas para supervisionar as tarefas de reconstrução após a passagem do furacão "Ike".

A fonte, que falou sob a condição de anonimato, afirmou que não se espera que haja anúncios de qualquer tipo depois da reunião.

Do encontro participarão, entre outros, o secretário do Tesouro, Henry Paulson; o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e responsáveis da Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC, em inglês).

Bush afirmou hoje que o sistema financeiro dos Estados Unidos é sólido e acabará superando os problemas atuais.

"Trabalhamos para reduzir as alterações e minimizar o impacto dos eventos do mercado financeiro na economia em geral", disse o presidente, que reconheceu que, enquanto isso, a situação pode ser "dolorosa" para os investidores e os empregados das companhias afetadas.

"Com o tempo, tenho confiança em que nossos mercados de capital são flexíveis e robustos e podem enfrentar os ajustes", afirmou.

O presidente falou enquanto, nas bolsas do mundo, o colapso do Lehman Brothers, uma firma que tinha sobrevivido à Grande Depressão e inclusive à guerra civil, caía como uma bomba.

Além disso, a Merrill Lynch, outra empresa histórica de Wall Street, será absorvida pelo Bank of America. EFE mv/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG