Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bush permitirá exploração de petróleo em alto mar

Washington, 14 jul (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciará hoje o levantamento da proibição de prospecções de petróleo em alto mar, como parte das tentativas para baixar os preços do petróleo.

EFE |

Segundo a porta-voz presidencial, Dana Perino, Bush fará o anúncio à 13h30 (14h30 em Brasília) no Jardim da Casa Branca.

Perino informou que a iniciativa se deve à falta de reação no Congresso, de maioria democrata, depois que Bush pediu, no mês passado, que fossem levantadas as restrições à prospecção e exploração de petróleo na plataforma continental em águas profundas americanas.

"Já se passou quase um mês desde que o presidente pediu ao Congresso para agir para ampliar a prospecção de energia para os EUA de forma responsável e com respeito ao meio ambiente. O Congresso não avançou, apesar dos apelos dos eleitores e da contínua pressão dos altos preços", afirmou a porta-voz.

Por isso, acrescentou, Bush "anunciará que decidiu levantar a proibição do Executivo à prospecção petrolífera na Plataforma Continental Exterior".

"Esperamos que esta medida faça o Congresso se movimentar", acrescentou a porta-voz.

A Casa Branca considera que a exploração da plataforma continental poderia produzir até 18 bilhões de barris. Os preparativos poderiam demorar anos, admite, mas também poderia simplesmente começar a reduzir a pressão sobre os preços de modo gradual.

Bush também pediu ao Congresso que permita a exploração da reserva natural do Alasca e flexibilize o procedimento para estabelecer mais refinarias.

Até o momento, o Congresso se opõe a levantar a proibição de prospecções em alto mar perante o temor de que possam causar contaminações que prejudiquem os ecossistemas e o turismo nos estados litorâneos. EFE mv/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG