Tamanho do texto

Washington, 11 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

Bush, pediu hoje ao Congresso que autorize antes de agosto novas áreas de prospecção de reservas de petróleo a fim de aumentar o abastecimento próprio e aliviar a pressão sobre os preços do petróleo.

"Os membros do Congresso, particularmente os líderes democratas, têm que se pronunciar antes do recesso de agosto sobre a questão de por que não devemos perfurar aqui nos Estados Unidos para tirar a pressão dos preços da gasolina", disse Bush após sua habitual reunião com seus assessores econômicos.

O preço do barril de Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve), de referência nos EUA, atingiu hoje em Nova York US$ 147, impulsionado pelo temor de ameaças ao fornecimento do Irã e da Nigéria, e de greve de trabalhadores do setor no Brasil previsto para a próxima semana.

"Uma via para enfrentar os problemas de abastecimento é aumentar as reservas aqui nos Estados Unidos", disse Bush, explicando que este país tem um "potencial enorme de reservas de petróleo, como no Alasca ou em partes do oeste".

Mesmo assim, os democratas, maioria no Congresso dos EUA, têm "bloqueado sistematicamente" a autorização para poder explorar essas áreas, se queixou Bush, que reclamou que "esses são tempos econômicos difíceis para os cidadãos americanos".

"Há maneiras para retirar a pressão dos bolsos (dos americanos).

E estou querendo ver se o Congresso responde de maneira positiva às propostas", concluiu o presidente. EFE cai/bm/ma