O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta terça-feira para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para sondar sobre a possibilidade de retomada das negociações da Rodada de Doha, interrompidas por impasse entre os Estado Unidos e a Índia. Bush também informou que pretende realizar em novembro uma reunião com as maiores ¿economias do mundo¿ para discutir sobre a crise econômica internacional.

Lula esteve na Índia na semana passada e, nesta terça, teria feito um relato otimista e positivo para Bush sobre a retomada das negociações. Em julho, a rodada ficou paralisada após desacordo entre os EUA e a Índia sobre o acesso de produtos agrícolas aos mercados de países em desenvolvimento.

Sobre o encontro proposto para chefes de Estado, Lula afirmou achar imprescindível que um encontro deste porte ocorra e que líderes possam expressar suas opiniões. O presidente garantiu ainda a participação do Brasil assim que a reunião for marcada.

O telefonema foi feito por volta das 17h e antecipou a conclusão da reunião de coordenação política que ocorria no Palácio do Planalto nesta tarde.

Leia mais sobre Rodada Doha

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.