Entenda o que está em jogo na reunião do G20 http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/11/14/mantega_defende_que_paises_reduzam_juros_de_forma_coordenada_2115273.html target=_topMantega defende que países reduzam juros de forma coordenada " /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bush adverte contra protecionismo; Merkel diz que plano contra crise terá 50 medidas

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, advertiu as autoridades do mundo contra o protecionismo, neste sábado, ao chegar para a reunião do G20, em Washington. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/11/14/entenda_o_que_esta_em_jogo_na_reuniao_do_g20_2114316.html target=_topEntenda o que está em jogo na reunião do G20 http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/11/14/mantega_defende_que_paises_reduzam_juros_de_forma_coordenada_2115273.html target=_topMantega defende que países reduzam juros de forma coordenada

AFP |

AFP
Líderes mundiais reunidos em Washington

Líderes mundiais reunidos em Washington

"Um dos perigos durante uma crise como esta é que as pessoas comecem a implementar políticas protecionistas.

O presidente dos EUA disse à imprensa que quer trabalhar com os outros líderes sobre a nova arquitetura financeira internacional que, disse, deve incluir os pilares do "livre mercado e o comércio livre".

Bush ressaltou que a "crise não terminou", mas garantiu: "fizemos alguns progressos". No entanto, advertiu que "ainda há muito trabalho pela frente".

"Foram obtidos alguns progressos, mas ainda há muito trabalho por fazer. À noite tivemos uma discussão boa e franca (durante um jantar com chefes de Estado e de Governo). Estou com expectativas pelas discussões de hoje".

50 medidas

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse neste sábado que a cúpula do G20 fará um acordo para um plano de ação que implementará 50 medidas até o final de março.

"Esse plano de ação mostra que estamos aptos a agir", disse ela a repórteres. "O plano de ação vai ter cerca de 50 medidas, que deverão se tornar realidade até o final de março", declarou a chanceler. Para Merkel, trata-se de "um novo começo o que os líderes estão fazendo".

Autoridades das principais economias finalizaram um documento oficial para o encontro de líderes que indica a necessidade de melhor regulação dos mercados.

"O comunicado conterá princípios de que nenhum mercado financeiro, nem participante dos mercados financeiros ou nenhuma região possa ficar sem regulação ou supervisão", disse a autoridade.

O documento também pede que fundos de hedge sejam mais transparentes em suas operações.

Reunião do G20

A cúpula de chefes de Estado e de governo do G-20 começou às 11h (todos os horários são de Brasília) com o presidente dos Estados Unidos recepcionando os chefes de Estado e de governo que se reúnem na cúpula. Às 12h20, teve início a primeira sessão plenária. Às 14h50, começa a segunda sessão plenária. Às 16h25, Bush oferece almoço para as lideranças do grupo. Às 18h05, o presidente faz o discurso sobre a cúpula do G-20.

Leia também:

Leia tudo sobre: g20

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG