Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BSCA abre inscrições para concurso de cafés especiais

São Paulo, 01 - Estão abertas a partir de hoje e até 1º de outubro as inscrições para o 9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) e nesta edição coordenado pela Agricafé. É esse certame que seleciona os cafés de altíssima qualidade, cujos lotes vencedores participam do exclusivo leilão eletrônico internacional Cup of Excellence, organizado pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) em parceria com a BSCA.

Agência Estado |

Conforme a assessoria de imprensa do evento, uma novidade este ano é a prova de seleção dos 12 profissionais que farão parte do Júri Nacional. Anteriormente, esses especialistas eram convidados. A prova, que será aplicada pela ACE, será realizada amanhã e quarta-feira (3), no Centro de Excelência de Café (CEC) do Sul de Minas, localizado em Machado (MG). Participam 45 profissionais. Além de integrar o Júri Nacional, eles também participarão da etapa de pré-seleção dos lotes inscritos, em outubro.

O 9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil é aberto a todos os produtores brasileiros de café da espécie arábica, safra 2008, com lotes preparados por via seca (Natural) ou via úmida (despolpados, cereja descascado ou desmucilado). Cada lote pode ter no mínimo 20 sacas de café beneficiado e no máximo de 150 sacas. O produtor pode inscrever mais de uma amostra, porém, no caso de classificação, apenas uma delas (a que obtiver melhor nota) disputará a etapa final, que é a do Júri Internacional. A inscrição do primeiro lote é gratuita; do segundo em diante é cobrada taxa de R$ 100,00 por lote adicional. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão na página da Internet www.bsca.com.br.

Na semana de 6 a 10 de outubro, todos os lotes inscritos serão pré-selecionados pelos 12 profissionais aprovados pela ACE, que classificarão as amostras quanto ao tipo, cor, aspecto, defeitos e quanto à qualidade da bebida. A divulgação das amostras pré-selecionadas para o Júri Nacional e Internacional será no dia 11 de outubro. A partir dessa divulgação, os produtores têm até o dia 29 de outubro para depositar os lotes em um dos 18 armazéns credenciados pelo Concurso e localizados em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia.

As etapas do Júri Nacional e do Internacional também serão realizadas no CEC - Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado. A etapa nacional será no período de 3 a 7 de novembro. A divulgação das amostras semifinalistas será no dia 8 de novembro.

A Comissão Julgadora Internacional será integrada por no mínimo 10 especialistas indicados pela ACE. Eles avaliarão as amostras na semana de 10 a 14 de novembro.

O resultado final será divulgado no próprio dia 14, em cerimônia que será realizada em São Lourenço (MG), em local a ser informado. Os lotes vencedores serão vendidos no exclusivo leilão internacional, via internet, Cup of Excellence, marcado para 13 de janeiro de 2009.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG