punidos - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brown diz que banqueiros irresponsáveis devem ser punidos

Londres, 9 out (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que os banqueiros que assumem riscos irresponsáveis devem ser punidos.

EFE |

"Estou furioso com o comportamento irresponsável. Nossa economia foi construída em torno de gente que trabalha duro, que se esforça, que toma decisões responsáveis", afirmou o chefe do Governo em entrevista à emissora "GMTV".

"Se há riscos excessivos e irresponsáveis, isto tem que ser punido", insistiu Brown.

Em referência ao plano de resgate oferecido na quarta-feira pelo Governo britânico aos bancos, Brown disse que as instituições que se somarem ao programa deverão aceitar que não poderão pagar grandes salários aos altos executivos.

"Os dias dos grandes salários estão acabados. Uma das condições para ajudar os bancos é que teremos de chegar a um acordo sobre a remuneração dos executivos", afirmou.

O primeiro-ministro criticou a forma de operar de algumas instituições bancárias, já que ficaram em dificuldades após o colapso do mercado das hipotecas de alto risco nos EUA.

Brown disse que confia em que o contribuinte possa sair ganhando com o plano de resgate lançado ontem, que tem como objetivo recapitalizar instituições financeiras em problemas.

"O interesse do contribuinte é central no que estou fazendo. Se fazemos algo, vamos obter algo em troca para o contribuinte britânico", acrescentou.

O Governo britânico anunciou ontem um plano de resgate para estabilizar o sistema financeiro que põe em jogo, pelo menos teoricamente, até 500 bilhões de libras (637,58 bilhões de euros) do dinheiro público. EFE vg/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG