Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

British Airways quer aprovação de parceria com American Airlines

Londres, 10 ago (EFE).- A companhia aérea britânica British Airways se dispõe a ceder seus direitos sobre centenas de vôos transatlânticos para obter aprovação de uma eventual aliança com a American Airlines, da qual também participaria a espanhola Iberia, informou neste domingo o jornal The Mail on Sunday.

EFE |

De acordo com o periódico, o executivo-chefe da companhia aérea britânica, Willie Walsh, considera que a cessão dos slots (faixas de horários para pousos e decolagens), calculados em milhões de libras, é algo que vale a pena ser pago para que a empresa conjunta tenha êxito.

No último dia cinco, o presidente da Iberia, Fernando Conte, anunciou que a companhia, junto com a British Airways e com a American Airlines, pedirá aos Estados Unidos que criem uma empresa conjunta para as rotas do Atlântico Norte.

Conte disse que já havia recolhido um pedido anterior para a criação de uma empresa semelhante, mas só entre a Iberia e a American Airlines, pelas novas circunstâncias derivadas do processo de fusão entre a companhia aérea espanhola e a British Airways.

Segundo o jornal, a oferta da companhia britânica para as autoridades americanas de ceder seus slots pretende favorecer a aliança e obter imunidade para ser processada sob as leis antimonopólio do país.

O "Mail on Sunday", a sociedade de joint venture (empreendimento conjunto), à qual rivais como a Virgin Atlantic se opõem firmemente, controlaria 46% de todos os slots transatlânticos e abrangeria 62% dos passageiros.

O proprietário da Virgin Atlantic, Richard Branson, disse hoje aos candidatos à Presidência dos EUA, John McCain e Barack Obama, que a união de três grupos "danificará seriamente a concorrência e prejudicará os consumidores", informou a agência britânica "PA".

Branson também anunciou que lançará uma campanha propagandista contra os planos de seus concorrentes ao mesmo tempo em que tentará bloquear a operação. EFE jm/fh/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG