Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

British Airways negocia fusão com australiana Qantas

Londres, 2 jul (EFE).- A companhia aérea britânica British Airways (BA) anunciou hoje que está negociando uma eventual fusão com a australiana Qantas.

EFE |

Após se divulgar a notícia, as ações da British Airways dispararam na Bolsa de Valores de Londres.

A companhia aérea esclareceu que a negociação, não influi nos contatos que mantém com a espanhola Iberia para sua fusão.

Em comunicado, a BA afirmou que "em resposta às recentes especulações na imprensa, a British Airways confirma que está explorando uma possível fusão com a Qantas".

"As negociações entre British Airways e Iberia continuam", acrescenta no comunicado, no qual se afirma que "não há garantia de que se fechará algum tipo de transação".

Os rumores sobre uma possível fusão BA-Qantas multiplicaram-se nos últimos dias depois de o Governo australiano anunciar que planejava revisar as restrições atuais sobre a propriedade de sua companhia.

O futuro de Qantas é incerto desde o ano passado, quando seus acionistas rejeitaram uma oferta de compra de US$ 4,8 bilhões da Airline Partners Austrália (APA).

Em julho, a companhia aérea australiana anunciou o corte de 1.500 empregos de uma folha de pagamento com total de 36 mil trabalhadores, em uma tentativa de resistir os problemas financeiros que então geravam os altos preços do petróleo.

A situação econômica da BA também não é boa, como constatou o balanço divulgado no início de novembro, segundo o qual os lucros do primeiro semestre de 2008 se caíram 91,6% em relação à primeira metade de 2007.

A companhia aérea, que tem sua base central no aeroporto londrino de Heathrow, anunciou que reduziria em 1% suas rotas em 2009 para antecipar a esperada queda no número de viajantes como conseqüência da crise econômica. EFE fpb/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG