SÃO PAULO - O mercado brasileiro de telefonia móvel fechou 2008 com 150,6 mil clientes registrados, segundo dados informados neste quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número representa um crescimento anual de 24,52%, visto que 2007 chegou ao fim com 120,9 mil celulares. Na comparação com novembro do ano passado, houve uma alta de 2,44%.

A liderança do mercado nacional permanece com a Vivo, que fechou o ano com fatia de 29,84%, um crescimento de 2,16 pontos percentuais sobre 2007, em movimento influenciado pela aquisição da Telemig Celular.

Segunda colocada, a Claro encerrou o exercício com participação de 25,71%, alta de 0,72 ponto percentual ante o fim de 2007. Antiga vice-líder, a TIM perdeu o posto para a Claro em agosto de 2008 e surge em terceiro no final de ano, com fatia de 24,17%, recuo de 1,33 ponto.

Dona do maior crescimento no ano, a Oi aparece em quarto com 16,19% do mercado, alta de quase 3 pontos percentuais em relação ao final de 2007.

Ainda de acordo com a Anatel, os telefones pré-pagos eram 122,7 mil no apagar das luzes de 2008, representando 81,47% do total de acessos registrados no país. Os celulares pós-pagos somavam 27,9 mil, ou 18,52% do total de acessos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.