Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil pode entrar em recessão, diz Morgan Stanley

NOVA YORK (Reuters) - A economia brasileira pode se contrair durante dois trimestres consecutivos no final de 2008 e no início de 2009, entrando em uma recessão técnica, afirmou o Morgan Stanley nesta segunda-feira. O banco de investimento, um dos primeiros a mencionar a possibilidade de recessão no país, espera atualmente que o Brasil cresça cerca de 2 por cento no próximo ano. O banco afirmou, no entanto, que uma perspectiva externa mais pessimista impõe riscos negativos a sua previsão de 2009.

Reuters |

"Um número próximo de zero não pode ser descartado", afirmou o economista Marcelo Carvalho do Morgan Stanley em nota, acrescentando que o Brasil "pode cair em uma recessão técnica nos próximos trimestres".

"Nós suspeitamos que o debate local nos próximos três a seis meses envolverá a questão sobre se o Brasil já está em recessão --e como fará para sair dela", afirmou ele.

Carvalho argumenta que o recente crescimento brasileiro foi fortemente apoiado em corte de juros facilitados pelo fortalecimento do real, que ajudou a desacelerar a inflação.

Mas o real se enfraqueceu mais de 20 por cento frente ao dólar desde o começo do ano, com investidores vendendo seus ativos em países emergentes para cobrir perdas em outros mercados.

(Reportagem de Walter Brandimarte)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG