Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil pede reunião da OMC que leve ao final de negociações de liberalização

Washington, 15 nov (EFE).- O Brasil pediu hoje a realização de uma reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que permita concluir as negociações de liberalização comercial antes do final do ano.

EFE |

O Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), que realiza uma Cúpula de Chefes de Estado e de Governo em Washington, pretende estabelecer este prazo em sua declaração final para encerrar as conversas da Rodada de Doha.

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, representante do Brasil na OMC, disse que o diretor-geral desta organização, Pascal Lamy, deverá decidir os passos a serem tomados nos próximos meses.

"Espero que possa convocar uma reunião ministerial", declarou Amorim.

Lamy disse que acredita que é possível que os países-membros da OMC entrem em contato antes do final do ano na redução de barreiras tarifárias para o comércio de produtos agrícolas e industriais, os dois pontos mais espinhosos.

O Brasil insistiu em que o documento incluísse uma meta para concluir as conversas, por isto a versão final lhe satisfez, assim como os Estados Unidos, declarou Amorim.

O ministro de Relações Exteriores conversou com a imprensa após uma reunião com Susan Schwab, a representante de Comércio Exterior dos EUA. EFE cma/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG