Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil negocia com Espanha acordo de cooperação na área de habitação

Rio de Janeiro, 22 mar (EFE).- O Brasil iniciou hoje negociações para estabelecer um acordo de cooperação com a Espanha na área da habitação pelo interesse em conhecer a experiência do país europeu neste setor, informaram fontes oficiais.

EFE |

O possível acordo foi discutido durante uma reunião hoje no Rio de Janeiro entre a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e a ministra de Habitação da Espanha, Beatriz Corredor.

A presidente da Caixa, maior banco de crédito para habitação no Brasil, aproveitou para iniciar as negociações que buscam viabilizar uma troca formal de experiências entre os dois países nesse setor.

O vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda, citado pela "Agência Brasil", disse que o Brasil pode aprender tanto com os pontos positivos com os negativos pelos quais a Espanha passou durante o 'boom' imobiliário dos últimos dez anos.

"É um pouco a experiência que o Brasil está começando a viver agora. Por isso nos interessa aprender um pouco com essa experiência, evitar os erros cometidos e aprender com os acertos", acrescentou.

Segundo Hereda, a troca de experiências entre os dois países incluirá a habitação de interesse social, o que permitirá ao Brasil oferecer à Espanha sua experiência com o programa "Minha casa, minha vida" lançado no ano passado.

O programa em questão prevê a construção de 1 milhão de casas para população de baixa renda a fim de reduzir o déficit habitacional do país, estimado atualmente em 6,3 milhões de unidades.

Esse programa fez com que o total de empréstimos concedidos pela Caixa para habitação nos dois primeiros meses deste ano chegasse a R$ 10 bilhões, o dobro que no mesmo período do ano passado e mais que todo o desembolsado em 2005.

O banco calcula que seus créditos para habitação este ano podem chegar a R$ 50 bilhões.

Segundo Hereda, após a reunião de hoje no Rio de Janeiro, técnicos dos dois países se reunirão nas próximas semanas para detalhar as possibilidades de cooperação.

O encontro entre a presidente da Caixa e a ministra espanhola foi paralela ao Fórum Urbano Mundial da ONU, cuja quinta edição foi inaugurada esta segunda-feira no Rio de Janeiro e que reunirá cerca de 15 mil participantes até a próxima sexta-feira.

Corredor, que lidera a delegação espanhola no Fórum junto ao vice-presidente terceiro do Governo espanhol, Manuel Chaves, também tem programadas no Rio de Janeiro reuniões com a secretária-geral adjunta da ONU, Anna Tibaijuka, e com secretário do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Shaun Donovan. EFE cm/sa

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG