Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil libera importações de 141 bens industriais de fora do Mercosul

Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- O Governo autorizou hoje a importação de 141 produtos industriais procedentes de países de fora do Mercosul com tarifas reduzidas para 2,0% até o fim do ano, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

EFE |

Os principais setores beneficiados com a medida são os de papel e celulose (20,19%), têxtil (15,82%), siderúrgico (11,02%) e auto-peças (10,62%).

A lista de novos produtos contemplados pelo chamado regime de "ex-tarifários" inclui 134 bens simples e sete de sistemas integrados como maquinarias e equipes, cuja tarifa era de 14%.

O regime "ex-tarifário" permite reduzir temporariamente o imposto de importação sobre categorias de produtos industriais quando não há uma produção nacional ou similar na indústria local.

A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi apresentada no Diário Oficial da União e já tem plena vigência, segundo a publicação.

A Camex, órgão formado por vários ministérios, aprovou a medida na sexta-feira passada que foi assinada pelo ministro do MDCI, Miguel Jorge.

Desde julho de 2001, quando este mecanismo entrou em vigor, foram concedidas 6.472 exceções, que somaram mais de US$ 77 bilhões em investimentos globais em território brasileiro.

Atualmente, estão em vigor no Brasil 2.691 ex-tarifários para produtos provenientes de fora do Mercosul (Mercado Comum do Sul), a união aduaneira formada pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

EFE ol/bm/plc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG