Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil e Venezuela também tentarão eliminar dólares em trocas comerciais

Brasília, 17 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, acertaram hoje estudar a possível substituição do dólar pelas moedas de seus países no comércio bilateral, informaram fontes oficiais do Brasil.

EFE |

Porta-vozes do Palácio do Planalto disseram à Agência Efe que Lula telefonou para Chávez para parabenizá-lo por sua vitória no referendo do último domingo, ocasião em que falou de alguns dos assuntos tratados durante o encontro que teve nesta terça-feira em Brasília com o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe.

Nessa reunião, o presidente brasileiro propôs a Uribe a adoção do mesmo mecanismo que Brasil e Argentina passaram a usar em outubro passado, que permite a exportadores e importadores realizarem suas operações em suas respectivas moedas, sem precisar recorrer aos dólares.

Lula expressou a Chávez o interesse manifestado por Uribe, e o presidente venezuelano declarou "seu apoio à iniciativa", à qual Venezuela poderia se submeter, pelo menos em suas trocas com o Brasil.

Segundo as fontes, o governante brasileiro também disse que o presidente colombiano fez "declarações muito positivas" sobre Chávez, que, por sua vez, garantiu que "as dificuldades" que Colômbia e Venezuela tiveram no passado "estão superadas" e que as relações entre ambos os países "estão muito bem agora". EFE ed/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG