Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil e Paraguai iniciam negociações sobre Itaipu

Brasil e Paraguai iniciarão na próxima segunda-feira negociações formais sobre o preço da energia na represa hidrelétrica binacional de Itaipu, informou nesta sexta-feira o negociador paraguaio Ricardo Canese.

AFP |

"Vamos começar as negociações e analisar a fundo a livre disponibilidade da energia, o preço justo e a dívida (paraguaia)", declarou Canese em entrevista coletiva.

As negociações serão realizadas nas instalações da própria represa, situada sobre o rio Paraná, 350km de Assunção, revelou o funcionário.

Pelo tratado de Itaipu, firmado em 1973, o Paraguai vende a maior parte da energia que lhe cabe ao Brasil, mas o presidente paraguaio, Fernando Lugo, insiste em renegociar o acordo para obter um "preço de mercado" pela eletricidade produzida na usina binacional.

Na véspera, o diretor paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, informou que Brasil e Paraguai firmaram um convênio para implementar a gestão compartilhada da hidrelétrica.

O acordo firmado permitirá uma co-gestão da hidrelétrica, explicou Balmelli, ao assinalar que vários departamentos da Usina hoje têm exclusivamente funcionários brasileiros.

"Com a aprovação do acordo, o Paraguai alcançará o mesmo nível que os brasileiros".

Erd/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG